Receita de tortilla espanhola!

Vamos lá, já tive vários pedidos da receita em vários momentos, o último ontem da minha querida amiga Janaina, assim que vamos compartir a receita e contar uma história nesta janela.

O primeiro que  quero dizer é uma receita muito simples que tem muitas variações em função dos gostos das pessoas, pelo que adaptem ao seu gosto!

E agora a historia e receita!

No meu increível ano de Erasmus em Liverpool, quase 10 anos atrás! Entre outras coisas, tive a sorte de dividir uma república com meu querido Pedro – espanhol, Mimmo– italiano (sempre vivo no meu coração), Ludo – francês e Hide – japonês. Hide era toda uma figura (mas isso seria outro post)! Ele curtia de experimentar todas as comidas que Mimmo, Pedro e eu faziamos e compartilhávamos com ele. E claro, ele adorava tortilla! Um dia, chego em casa e ele me pergunta: “Carmen, como você faz a tortilla?” então eu falei para ele (de forma mais resumida) o seguinte:

Ingredientes:

  • Batata
  • Cebola
  • Ovos
  • Aceite de oliva (preferencialmente)
  • Sal

Modo de preparo:

Primeiro você descasca as batatas e pica elas em quadradinhos ou lâminas (cada um tem o seu jeito de cortar a batata para a tortilla)

Coloca numa frigideira aceite de oliva e quando esteja quente, coloca a batata picada e fritamos ela. Após ter uns minutos a batata fritando, colocamos a cebola descascada e picada. Dependendo da quantidade de batata e do tamanho da cebola de 1 ou 2 cebolas. A cebola é elemento chave no gosto da tortilla!

Quando tanto a cebola e a batata estejam fritas (até que estejam moles, mas sem estar muito fritas! porque depois voltarão para ao fogo e seguiram-se cozinhando!), você apaga o fogo e retira da frigideira a cebola e batata para uma vasilha, retirando o máximo de aceite que seja possível!

Por outro lado, você bate os ovos em outra vasilha (o número de ovos em função da quantidade de batata e cebola e do seu gosto, 3 ou 4 é um bom número).

E depois mistura o ovo com a cebola e bata, mexendo bem tudo. (Tem pessoas que  retiram a batata e cebola da frigideira e colocam na vasilha com o ovo, fica a critério do cozinheiro!)

Depois, em uma frigideira na qual não colem os alimentos (muito importante isso) você coloca umas gotas de aceite de oliva, só umas gotas! E deixa esquentar bem a frigideira (isto é importante também!). Quando esteja bem quente a frigideira, você coloca a mistura de ovo, cebola e batata. E com fogo baixo você deixa que se faça a tortilla. Isto também é muito importante, se você coloca fogo alto, você vai queimar por fora a tortilla e o ovo vai estar cru por dentro.

Depois de uns minutos, chega o momento mais desafiador! O de dar a volta a tortilla! Você coloca um prato tampando a frigideira e dá a volta a frigideira (segurando o prato claro com a outra mao!) de forma que a tortilla fica no prato e depois coloca de volta a tortilla para a frigideira para cozinhar a tortilla pelo outro lado (para colocar de volta a tortilla na frigideira é bom se ajudar com uma espumadeira porque parte do ovo e batata ficará grudado no prato a primeira vez). A primeira vez é a mais complicada, as outras, o estar cozinhada a tortilha, é muito mais fácil! Eu geralmente faço isso umas 3 vezes, mas neste caso também depende de se você gosta de a tortilha com o ovo mais cozinhado ou menos.

E depois disso, só resta a melhor parte: COMER A TORTILLA!!

Observação: Tem pessoas que salgam a batata, outras o ovo e outras as duas coisas (e outras que esquecemos!)

E terminando a história, eu contei isso para Hide, e ele me falou: “Tá, eu tentei fazer uma tortilla, porém cometi 2 erros, o primeiro foi que misturei o ovo com a batata, cebola na frigideira junto ao aceite!  E o segundo foi que tive sempre o fogo alto!”

É claro que com esses dois erros, a tortilla não ficou comestível!! Rsrsrsr

Boa sorte e bom apetite!!!

PS1: Desculpem o meu portugues agalegado! podem me corrigir! e melhorarei este post com fotos quando faça uma tortilla

PS2: Estou com fome depois de publicar este post!

 

Esta entrada ha sido publicada en Sin categoría y etiquetada como , . Guarda el enlace permanente.

2 respuestas a Receita de tortilla espanhola!

  1. Janaina dijo:

    Amiga gracias pela publicação e pela receita. Acabei de comer a tortilla e estava riquíssssssima!!!!!!

    Besos

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *