Rio Negro – Agosto 2015

Como diria algum amigo meu “Tenemos que asumir la imperfección” o “melhor feito que perfeito”, pelo que ainda que gostaria ter um post com mais conteúdo, vou ser mais pragmática e deixar registradas algumas dicas práticas, algumas impressões e fotos! Farei o post em português (ou em portu-galego-espanhol, ;-p)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em agosto de 2015 tive a sorte de fazer uma viagem de 7 dias pelo Rio Negro em LoPeix, um pequeno barco comandado por Jordi, um grande conhecedor da região, respeitoso e cuidadoso, e com uma imensa sensibilidade. A melhor escolha para conhecer a região, sem dúvida! Foi um prazer enorme![1] E ainda tivemos a sorte de participar do 10 de aniversário de Lo Peix! um enorme prazer!

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

 

 

O grupo de 12 marinheiros, oOLYMPUS DIGITAL CAMERA “farofa team”, foi fantástico, uma combinação de espanhóis (com minha querida irmã, prima e meus queridos amigos Víctor e Marta Sara), brasileiros (com meus queridos amigos Fábio e Marina) e belgas (com meu querido Erwin e uns grandes amigos dele). Ainda que a comida era uma delícia no barco, não faltou vinho e embutido espanhol, cachaça e chocolate belga, e a comida era uma delícia!

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nessa semana o tempo foi nosso. O tempo era marcado ao ritmo de uma campainha que nos lembrava que uma refeição ou uma atividade estava chegando.

 

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como o “tempo” era nosso, o ritmo e as atividades escolhidas foram marcadas pelo grupo. Passeios na floresta (diurnos e noturnos), passeios em barca na procura de jacarés, pesca de piranhas, banhos no rio com e sem botos rosas, passeios em caiaque, nascer e pôr do sol espetaculares…

Sobre o Rio e paisagem, simplesmente AMEI. Quem gosta de natureza, é um destino totalmente recomendável.

Me surpreendeu o cheiro doce e constante do rio e a floresta!

Amei dormir na rede a maioria das noites (só tinha cabine com beliche para 11 pessoas e eu me voluntariei a dormir na rede), com o barulho da floresta de fundo e as estrelas!

Ver as estrelas se refletir na água foi também muito bacana!

Amei a diversidade em termos de árvores (sendo um ecossistema muito diverso, nada de monocultura!) e também da fisionomia do rio (com trechos mais abertos e largos e outros estreitos).

Amei estar lá com sol, com nuvens e com chuva! Amei a tarde de chuva gostosa e refrescante!

Um local com uma energia muito especial. Me inspirou muita paz e harmonia. Um local para voltar!

Deu também para conhecer um pouco da história da região, da colonização, da escravidão, da exploração do seringal, dos caboclos, das culturas indígenas, da interculturalidade, do misticismo e energia do local, da filosofia que há por trás da ayahuasca,

Muito interessante a visita ao museu do Seringal, perto de Manaus uma das primeiras paradas do barco, próximo a Manaus. Com vontade de ler o livro «Senderos de libertad» de Javier Moro, para conhecer melhor a história dessa região.

Foi difícil fazer a seleçao de fotos!! E muito obrigada Pily, Lou, Marina e Erwin por me deixar publicar elas nesta janela!

05_navegando pelo rio negro (0) 05_navegando pelo rio negro (1) 05_navegando pelo rio negro (4)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

07_com ameaca de chuva com chuva! (1)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

com chuva! (2) 06_com sol

Por último, não deu tempo para conhecer Manaus, na ida, saímos diretos do aeroporto ao porto, e na volta, chegamos de tarde em Manaus e fui embora no dia seguinte de manhã. Mas registro algumas dicas que me recomendaram: o Teatro Amazonas (com visita guiada), o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, os restaurantes Banzeiro e Canto da Peixada, as sorveterias Glacial ou na Casa do Pensador (na rua do Teatro Amazonas).

[1]

http://lopeix.comunidades.net  – site em    Português

http://lopeix.typepad.com – site em Espanhol

http://www.lopeix.com/ – site em Inglês

 

Esta entrada ha sido publicada en Sin categoría y etiquetada como , . Guarda el enlace permanente.

2 respuestas a Rio Negro – Agosto 2015

  1. Maud dijo:

    Agradeço por compartilhar as suas experiências! Meu desejo de conhecer a Amazônia aumentou e as suas dicas podem tornam mais viável a realização dessa viagem pra mim.

    • carmolqui dijo:

      Querida Maud! Você vai amar, é um lugar maravilhoso e mágico! E conhecer o Rio Negro da mão de Jordi é fantástico! Que possa realizar logo essa viagem! beijos! 🙂

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *