Já faz um pouco mais de um ano que comecei a mudar a minha planta de “maceta” e já queda menos de um ano para a seguinte mudança. O tempo passa muito rápido!
Ainda que esteja longe de muitas pessoas importantes que são chaves para o desenvolvimento da minha planta, a planta está desfrutando e medrando no ecossistema Brasileiro.
Estou muito feliz de estar tendo esta experiência, de mudar a minha planta de maceta, saindo do meu espaço de comodidade para conhecer pessoas, lugares, costumes, historias, culturas, formas de olhar a vida,…e medrando com tudo isso.
Está sendo uma experiência muito positiva e enriquecedora em muitos sentidos. Brasil é um País muito diverso em muitos planos: social, cultural, político, religioso, ambiental, histórico,…. A minha planta é incapaz de absorver tudo e de aprofundar em tanta diversidade, mas se está enriquecendo muito. Diria que sou como uma criança que está descobrindo o mundo. Para mim é como um jogo tentar aprofundar nessa diversidade e entender um pouco melhor diferentes elementos das diferentes realidades do Brasil (porque há muitos Brasiles no interior deste continente): a complexidade político-institucional, as relações históricas (dos diferentes tipos de colonialismos) e as suas conseqüências na sociedade atual, importantes temas como a saúde, a educação ou a gestão dos recursos naturais (sendo a água no que mais me estou focando), a diversidade religiosa ou a diversidade artística (música, dança, teatro,…).
Estou desfrutando muito deste processo de aprendizagem dos diferentes olhares das diferentes realidades brasileiras. E como na minha etapa em Liverpool, estou curtindo muito das novas primeiras experiências que estou vivendo, mas estas experiências valem um post independente.
Mas que o motivo pelo que a minha planta já tenha raízes brasileiras e esteja medrando nestes ecossistemas é por todas essas pessoas que tive a sorte de conhecer, com as que tenho a sorte do compartir momentos (muitos deles de Carpe Diem) e experiências, e sobre tudo com as que estou aprendendo muito de todo o mencionado acima. Para mim é um grande privilégio morar no Brasil e que o meu entorno seja brasileiro (e não um gueto espanhol ou estrangeiro como muitas vezes acontece ao migrar). Somente posso dizer: muito obrigada!! E muitos momentos de Carpe Diem juntos e aprendizagens neste segundo ano!
(Obs 1: desculpas pelo ¿portu-galego? da minha escrita.
Obs 2: estas palavras já tem vários meses na minha cabeza,…mas até setembro não foram escritas, e até novembro não foram publicadas).
Querida Carmen,
Lindo texto!
Tem sido maravilhosa a convivência com você!!!
Use e abuse do nosso Brasil.. país lindo de pessoas simpáticas e acolhedoras!!!!
Beijo,
Ana Maria
Muito obrigada Ana Maria!!
Com certeza desfrutarei (sem abusar!) de voces nestes meses por este lindo país!
Mais uma vez, obrigada!
Beijos!!
Carmen
Me encanta esa forma auténtica de germinar!
Espero haber contrinuído para eso y para que las raíces se hagan tan fuertes, que no te dejen salir de aquí.
Un beso grande y ha sido un placer infinito conocerte y trabajar contigo. Gracias también por tanto cariño con mis retoños, Luisa y baby girl.
Qué Dios te bendiga.
Ana Paula y sus chicas!
Me alegro que te haya gustado Ana Paula!
Claro, cada persona ha contribuído a crecer y hacer raíces brasileiras fuertes, aunque sea de forma temporal!
El placer es mío! de conocerte y de trabajar contigo!
Besotes para tí y tus lindas ninhas!! y mucha felicidad!!
Carmen
Carmen querida, fico muito feliz em saber que está tendo uma experiência tão boa no Brasil. Você é muito bem vinda aqui no país e no nosso convívio.
Beijos!
Muito obrigada Paula, para mim é um prazer poder ter esta oportunidade e trabalhar com pessoas tão boas como você! Obrigada! Beijos!