Planta com raízes brasileiras

Já faz um pouco mais de um ano que comecei a mudar a minha planta de “maceta” e já queda menos de um ano para a seguinte mudança. O tempo passa muito rápido!

Ainda que esteja longe de muitas pessoas importantes que são chaves para o desenvolvimento da minha planta, a planta está desfrutando e medrando no ecossistema Brasileiro.

Estou muito feliz de estar tendo esta experiência, de mudar a minha planta de maceta, saindo do meu espaço de comodidade para conhecer pessoas, lugares, costumes, historias, culturas, formas de olhar a vida,…e medrando com tudo isso.

Está sendo uma experiência muito positiva e enriquecedora em muitos sentidos. Brasil é um País muito diverso em muitos planos: social, cultural, político, religioso, ambiental, histórico,…. A minha planta é incapaz de absorver tudo e de aprofundar em tanta diversidade, mas se está enriquecendo muito. Diria que sou como uma criança que está descobrindo o mundo. Para mim é como um jogo tentar aprofundar nessa diversidade e entender um pouco melhor diferentes elementos das diferentes realidades do Brasil (porque há muitos Brasiles no interior deste continente): a complexidade político-institucional, as relações históricas (dos diferentes tipos de colonialismos) e as suas conseqüências na sociedade atual, importantes temas como a saúde, a educação ou a gestão dos recursos naturais (sendo a água no que mais me estou focando), a diversidade religiosa ou a diversidade artística (música, dança, teatro,…).

Estou desfrutando muito deste processo de aprendizagem dos diferentes olhares das diferentes realidades brasileiras. E como na minha etapa em Liverpool, estou curtindo muito das novas primeiras experiências que estou vivendo, mas estas experiências valem um post independente.

Mas que o motivo pelo que a minha planta já tenha raízes brasileiras e esteja medrando nestes ecossistemas é por todas essas pessoas que tive a sorte de conhecer, com as que tenho a sorte do compartir momentos (muitos deles de Carpe Diem) e experiências, e sobre tudo com as que estou aprendendo muito de todo o mencionado acima. Para mim é um grande privilégio morar no Brasil e que o meu entorno seja brasileiro (e não um gueto espanhol ou estrangeiro como muitas vezes acontece ao migrar). Somente posso dizer: muito obrigada!! E muitos momentos de Carpe Diem juntos e aprendizagens neste segundo ano!

(Obs 1: desculpas pelo ¿portu-galego? da minha escrita.

Obs 2: estas palavras já tem vários meses na minha cabeza,…mas até setembro não foram escritas, e até novembro não foram publicadas).

Esta entrada fue publicada en Sin categoría y etiquetada , , . Guarda el enlace permanente.

6 respuestas a Planta com raízes brasileiras

  1. Ana Maria dijo:

    Querida Carmen,
    Lindo texto!
    Tem sido maravilhosa a convivência com você!!!
    Use e abuse do nosso Brasil.. país lindo de pessoas simpáticas e acolhedoras!!!!
    Beijo,

    Ana Maria

  2. Ana Paula dijo:

    Me encanta esa forma auténtica de germinar!
    Espero haber contrinuído para eso y para que las raíces se hagan tan fuertes, que no te dejen salir de aquí.
    Un beso grande y ha sido un placer infinito conocerte y trabajar contigo. Gracias también por tanto cariño con mis retoños, Luisa y baby girl.
    Qué Dios te bendiga.
    Ana Paula y sus chicas!

    • carmolqui dijo:

      Me alegro que te haya gustado Ana Paula!
      Claro, cada persona ha contribuído a crecer y hacer raíces brasileiras fuertes, aunque sea de forma temporal!
      El placer es mío! de conocerte y de trabajar contigo!
      Besotes para tí y tus lindas ninhas!! y mucha felicidad!!
      Carmen

  3. Paula dijo:

    Carmen querida, fico muito feliz em saber que está tendo uma experiência tão boa no Brasil. Você é muito bem vinda aqui no país e no nosso convívio.
    Beijos!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *